Adicionando chaves ao APT.

Em primeiro lugar, a nova versão do apt usa o "gnupg" para fazer a verificação das chaves, por isso é importante que este pacote nunca seja removido do sistema. Se você estiver atualizando alguma instalação antiga, não esqueça de instalá-lo.

Sempre que você adicionar novos repositórios do arquivo "/etc/apt/sources.list", passará a receber um erro como este ao rodar o apt-get update:
Lendo lista de pacotes... Pronto

W: GPG error: http://www.debian-multimedia.org etch Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido a chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 07DC563D1F41B907

Aqui o apt-get está reclamando que não possui a chave de verificação para o endereço que você acabou de adicionar, de forma que não tem como verificar a autenticidade dos pacotes. Se você tentar instalar qualquer coisa a partir dele, recebe uma mensagem como:

AVISO: Os pacotes a seguir não podem ser autenticados!
Mplayer-nogui
Instalar estes pacotes sem verificação [s/N]?

Note que você consegue fazer a instalação normalmente se pressionar "s" (o default é N, de forma que se você simplesmente pressionar Enter, aborta a instalação), mas estas mensagens acabam se tornando irritantes.

Para resolver o problema definitivamente, basta adicionar a chave, cuja identificação são os 8 dígitos finais do número fornecido na primeira mensagem. No nosso caso, a mensagem é "NO_PUBKEY 07DC563D1F41B907", de forma que o número da chave é "1F41B907"

Para adicioná-la, usamos os dois comandos abaixo, especificando o código de identificação:
# gpg --keyserver pgpkeys.mit.edu --recv-key 1F41B907
# gpg -a --export 1F41B907 | sudo apt-key add -

O primeiro baixa a chave a partir do servidor público, enquanto o segundo a adiciona no gnupg.

Continue adicionando as chaves até que o "apt-get update" seja concluído sem erros. Você precisa adicionar as chaves sempre que adicionar um novo repositório no arquivo "/etc/apt/sources.list". Algumas das chaves possuem datas de validade, de forma que você pode precisar atualizá-las (usando o mesmo processo) a cada um ou dois anos. Você não precisa se preocupar muito com isso, pois o apt-get te avisa quando é hora de atualizar alguma das chaves. :)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato